quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Aliança Biblica Secundarista.


Graça e Paz a todos, ontem quando estava acessando a rede social Facebook, recebi uma grande noticia a partir do amigo Fabio Vicente (Fabinho) presidente da A.B.U. Campus Pimenta na Universidade Regional do Cariri, a noticia era que foi instalada o primeiro núcleo da Aliança Biblia Secundarista, na cidade de Farias Brito na Escola Gabriel Bezerra de Morais. Como Abeuense que sou (de coração), líder de um Ministério baseado na A.B.U. residente no municipio de Altaneira, levantei e levanto a questão, porque não implantarmos a A.B.S. em Altaneira?
Para não termos qualquer dúvida sobre a A.B.S. vou publicar, parte do manual da mesma, disponivel no site da A..B.U. http://www.abub.org.br/ , vamos lutar e implantar a A.B.S. em Altaneira!!


O QUE É A ABS?


É UM MOVIMENTO MISSIONÁRIO

Jesus deseja que as pessoas de  todo o mundo ouçam o evangelho: “lde por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...” (Mc 16:15). Quando se fala todo o mundo, compreende ultrapassar as fronteiras nacionais. Entretanto, ao mesmo tempo, o Senhor quer  que  o  evangelho  seja  transmitido  a  todas  as  pessoas  que  vivem  nas  esferas  de nossa vida cotidiana. Assim, as escolas brasileiras são parte deste mundo nesta grande comissão do Senhor.

É UM MOVIMENTO ESTUDANTIL

Estudante alcançando estudante. Este é o nosso lema, pois somos as pessoas indicadas para  apresentar CRISTO  na  escola.  Nós  pertencemos  ao  ambiente  estudantil  e conhecemos os anseios, a linguagem e a busca por respostas dos nossos colegas. Somos um  ministério da igreja nas escolas e cremos que fomos chamados por Deus para atendermos  aos  desafios  específicos  da  evangelização  do  secundarista,  tendo  como função primordial anunciar Jesus como Senhor e Salvador, relacionando a fé cristã com os desafios que o secundarista encontra, e preparando o secundarista para sua entrada na universidade.

É UM MOVIMENTO CONFESSIONAL 

Reconhecemos a Bíblia como sendo a Palavra de Deus, com toda autoridade em matéria de fé e  vida.  Temos  um Criador a adorar, um Senhor a proclamar  e um  Espírito a obedecer. Temos uma marca comum que é o fato de crermos no mesmo Deus que se revelou através da pessoa de Jesus Cristo, o qual nos incluiu em Sua morte e ressurreição, nos regenerando para uma nova vida. 

 COMO AGIMOS? 

NÚCLEO  NA  ESCOLA: É  a  base  do  trabalho  da  ABS.  É  uma  reunião  de  estudantes  na escola, durante o intervalo, para estudo bíblico, oração, louvor e compartilhar. 

GRUPO BASE: Os participantes dos vários núcleos da cidade tendem a formam o Grupo Base.  Este grupo se reúne regularmente para estudos bíblicos de crescimento, integração do grupo ao movimento nacional e organização de programações que promovam o crescimento do movimento local. É importante a organização do Grupo Base para que se tenha um sentido de unidade no movimento e também estabilidade.

QUAIS OS OBJETIVOS? 


¨       A evangelização do secundarista pelo próprio estudante;
¨       O testemunho cristão nas escolas;
¨       A comunhão e a edificação dos estudantes cristãos, visando participação responsável na família, escola, igreja e sociedade de um modo geral;   
¨       Levar o estudante a encontrar o seu  lugar no Corpo de Cristo e descobrir sua vocação estudantil e profissional;
¨       Preparar o estudante cristão para ingressar na obra universitária.


QUANDO E COMO EXISTIMOS?

A Aliança Bíblica Secundarista (ABS) surgiu no Brasil em 1972 através de estudantes que conheciam o trabalho de evangelização de universitários realizado pela Aliança  Bíblica Universitária (ABU) e desejaram fazer algo semelhante dentro das escolas.
Com o apoio da ABU, o movimento se firmou e hoje são centenas de núcleos por diversas cidades do país. Dentre as pessoas que marcaram nossa história,  citamos: Dionísio Pape, Ziel Machado, Luís Cláudio Saldanha  e Raquel Conceição Souza.
Nesses 34 anos, o movimento  teve períodos  de  crise  devido  à  dificuldade  de  se  formar  lideranças  nas  escolas,  mas o Senhor da obra nunca deixou esse sonho morrer. 


 O QUE SOMOS?

Há muitas respostas para essa pergunta... ABS é: 

a)  Um movimento evangelístico de adolescentes;
b)  Um grupinho – de crentes – que se reúne para ler a Bíblia;
c)  Um grupo formado por alguns que nem sabem direito o que estão fazendo ali, outros que participam para cumprir responsabilidade com Deus, e outros interessados realmente na Obra;                      
d)  Hum? Abs? O que é isso? Nunca ouvi falar...

À primeira vista, para nós, a Aliança Bíblica Secundarista (ABS) serve para ler a Bíblia e evangelizar... Podemos encarar de muitas maneiras: como algo chato ou uma espécie de fardo, algo para não doer a consciência, tipo “dever cumprido” ou uma oportunidade/porta que Deus abriu para evangelizar.
A ABS é uma experiência nova, que nos ensina a compartilhar a vida cristã não apenas dentro da igreja, mas em nossas escolas, e por que não dizer no próprio "mundão", a fim de aprender em comunidade, com a Igreja de Cristo.
            Os movimentos estudantis (ABS/ABU) existem para tentar trazer Cristo mais próximo da nossa realidade. A ABS é um movimento diferente da ABU, pois trabalha com jovens e adolescentes a situação, o momento, a vida e a realidade de todos os colegas da escola/cursinho.
E é sempre em momentos como esses que surgem perguntas do tipo Como falar de Jesus para pessoas que parecem que nunca vão se importar? Que não se sentiriam tocadas? Como pregar Jesus no nosso meio estudantil?. Deus, na sua infinita sabedoria e de diversas formas, dá a resposta, pois ele não se limita a uma religião, denominação ou ABS. É por isso que Deus levanta o próprio estudante para falar a outro estudante sobre o Seu amor!
            A ABS  não é somente  um grupo de evangelização. Perceba que muitas vezes nem somos tão evangelísticos... Mas é também uma das maneiras que Deus quer trabalhar no seu próprio povo ("a começar em mim..."). Ele quer que nós olhemos em nossa volta e que tenhamos o desejo de mudar, se perguntando "como" e deixando Ele dar a resposta. É certo que a ABS não evangeliza a escola toda, nem é um movimento “mirabolante” e nem todos do grupo conseguem realmente evangelizar.


Para maiores informações acessem o site da A.B.U.

Deus abençoe a todos!!

1 comentários

Ana Luiza Soares Rodrigues 1 de abril de 2015 19:54

Olá! A paz do Senhor. Pretendo fazer esse trabalho na minha escola, e gostaria de saber se poderia utilizar esse nome (ABS). E também gostaria de saber qual o significado desse logo preto e branco, que contém duas pessoas e uma bíblia.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...