quarta-feira, 20 de março de 2013

Um pouco de História faz bem!!! Parte 15

Graça e paz a todos, chegamos a ultima parte de nosso estudo sobre a história das Igrejas Evangélicas, nessas 15 partes, vimos a história de igrejas tradicionais como Batista, Metodista, Presbiteriana, e também das primeiras Igrejas pentecostais, como Congregação Cristã no Brasil e Assembléia de Deus, vimos, as igrejas pentecostais denominadas de segunda onda, Igreja do Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, e também das Igrejas Neopentecostais, Universal, Graça, Renascer e agora Mundial. Que seja para a edificação de todos!!!!



             Igreja Mundial do Poder de Deus 



Igreja Mundial do Poder de Deus é uma igreja neo-pentecostal fundada na cidade de Sorocaba em 9 de março de 1998 pelo Apóstolo Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).

Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica que tem 43 mil metros quadrados de área construída, localizada na Rua Carneiro Leão, no Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a salvação, prosperidade financeira, a cura e os milagres.

História



Valdemiro Santiago, então bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), fazia reuniões dos fiéis da igreja em Sorocaba e apresentava programas religiosos da igreja na Rede Record.

Em apenas 13 anos, a IMPD cresceu rapidamente com a fé emotiva, espalhando-se igrejas em todos os estados brasileiros e até no exterior.
Graças ao vasto trabalho pelo rádio e pela TV, conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda.
Em Portugal, como em outros países da Europa, todos os templos da Igreja do Caminho foram transferidos para a Igreja Mundial do Poder de Deus. Seu líder, o pastor Ronaldo Didini hoje faz parte do quadro de pastores da IMPD e ocupa a função de diretor de programação da Rede 21.
A IMPD tem como seu fundador Valdemiro Santiago de Oliveira.

Mídia


Valdemiro Santiago publicou livros e gravou CDs, VHSs e DVDs, antes de lançar a em outras mídias em 2008:

Jornais


A IMPD conta com o único jornal, Fé Mundial, com tiragem mensal de 500 mil exemplares.

Revistas


A IMPD conta com a única revista, Mundial Sem Limites, de tiragem mensal, com tiragem mensal de exemplares não disponível.
Rádios
  • A Igreja arrendou a Rádio Ômega FM e já recebeu outro nome: Rádio Ômega Mundial FM.
  • A sua grade de programação já foi reformulada com mensagens e programas de pastores da IMPD, e conta com a retransmissão de áudio dos programas de TV transmitidos todos os dias diretamente do Grande Templo dos Milagres.
  • Em fevereiro de 2009 a Igreja arrendou a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, que antes pertencia às Organizações Globo.
  • De 2010 a 2012, operou uma mini-rede de rádios, denominada "Sê Tu uma Bênção", que em São Paulo, mais precisamente em Jundiaí, operava em 98,1 FM. Esta rede foi desfeita aos poucos com a saída das emissoras de Belo Horizonte, Peruíbe, São José do Rio Preto e Curitiba.
  • TVs

    A IMPD fica conhecida no Brasil a partir de 2008, quando o Grupo Bandeirantes aluga 22 horas da Rede 21, que gerou polêmica, pois nunca houve a concessão de um grupo de comunicação a uma igreja só para pregar evangelho.

Em 2009, alugou algumas horas da igreja à RedeTV!, que chegou até vencer a Rede Bandeirantes na Grande São Paulo.

Assistência Social

A Associação Mundial de Assistência Social (AMAS) é uma entidade filantrópica ligada à IMPD, destinada à assistência de meninos e meninas de rua e tem como presidente a bispa Franciléia Oliveira. A entidade conta com uma equipe de profissionais voluntários, como médicos, enfermeiros, dentistas, professores, advogados, cabeleireiros e outros profissionais e procede visitas constantes a regiões carentes, levando alimentos, roupas e agasalhos.http://amas-impd.blogspot.com/
Controvérsias
Igreja
A ênfase exagerada em ofertas, dízimos, campanhas de cura e libertação espiritual, milagres e a prosperidade financeira associada as acusações da prática da simonia são os principais motivos de crítica relacionadas a IMPD devido a seu caráter heterodoxo. Outra questão muito criticada é a venda de amuletos ungidos em troca de bênçãos e prosperidade.
Dissidências
A Igreja Mundial Renovada é a primeira dissidência da Igreja Mundial do Poder de Deus. O nome "Mundial Renovada" também é uma alusão à Universal. Em abril de 2009, o bispo Roberto Damásio desligou-se da IMPD. Em 29 de maio de 2010, inaugurou a sua própria igreja, a Igreja Mundial Renovada, atual Igreja da Fé Renovada.
O pastor Givanildo de Souza, uns dos primeiros fiéis da igreja de Sorocaba em 1998 e inclusive até próximo ao fundador da Mundial, deixou a igreja em 2010. Ele alegou que deixou a igreja por discordar da igreja de obter dízimos, geralmente muito alto. Em agosto de 2010, deixou a igreja e em setembro fundou a Igreja Missionária do Amor, com sede em Araçatuba, interior de São Paulo.
Em 2011 o Bispo José Silva deixou a Igreja Mundial do Poder de Deus para fundar a Igreja Evangélica Celeiro de Deus em Curitiba - PR, seguindo a mesma linha de sua dissidência.

Fonte: Wikipédia

0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...