quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Igrejas beneficiam famílias sertanejas com projetos de cuidado ambiental

Famílias de Paraíba e Pernambuco são beneficiadas por um projeto da Ação Evangélica


Casa Ecodignidade

Casas construídas com sistema de reutilização de água, cisterna com capacidade para 16 mil litros, biodigestor que produz gás a partir de fezes suínas e bovinas, além da preocupação com acessibilidade. O nome de tudo isso é “Casa Ecodignidade”.
O projeto que está beneficiando famílias no semiárido de Pernambuco tem seus detalhes mostrados na série “Boas Práticas no Sertão” que é apresentado em sete episódios. A série exibe em vídeos iniciativas de agricultura familiar, cultivo orgânico, energia sustentável, reflorestamento, entre outras ações de cuidado ambiental.
Há projetos em desenvolvimento em dois estados do nordeste, Paraíba e Pernambuco, que são promovidos pela Igreja Ação Evangélica e pelas organizações Acev Social e Diaconia.
Em um dos vídeos da série, John Philip Medcraft, pastor da Igreja Ação Evangélica, conta como uma área sem fonte de água permanente e com mata parcialmente destruída se transformou em uma reserva de preservação da caatinga, cheia de animais, reconhecida pelo Ibama.
Localizada em São Mamede, no interior da Paraíba, a reserva recebe com frequência a visita de pesquisadores e alunos da rede escolar municipal. Ainda no interior da Paraíba, em Imaculada, o projeto “Pão Nosso de Cada Dia” distribui pães para famílias de baixa renda e usa sacolas retornáveis para diminuir a quantidade de plástico descartada no meio ambiente.
No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora. Apesar de sua praticidade, o consumo excessivo de sacolas plásticas é um dos maiores vilões do meio ambiente, devido seu alto custo ambiental.
Em Pernambuco, já existe uma família que conserva a vegetação nativa ao redor da casa e cria em sua pequena propriedade cabras e galinhas, além de cultivar uma variedade de plantas sem o uso de agrotóxicos. A família recebe apoio e incentivo da ONG Diaconia.

Com informações do site Gospel Prime

0 comentários

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...